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Benefícios da LGPD

Você sabe quais são os benefícios de ter LGPD na sua empresa?

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor recentemente, após um período de incertezas sobre um possível adiamento em função da pandemia de Covid-19.


Contexto de aprovação da LGPD

Isso significa que as normas e diretrizes sobre a coleta, tratamento e demais processos relacionados a informações pessoais já estão valendo. Entretanto as penalidades sobre o descumprimento, somente vão valer a partir de agosto de 2021.

Quem fiscaliza as empresas brasileiras é Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão criado especificamente com essa finalidade. As penalidades e multas para o descumprimento da LGPD variam. Além disso, a cobrança pode ser diariamente ou de forma única.

O valor das penalidades é salgado, até R$50 milhões por infração ou 2% do faturamento bruto. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados visa a suspensão de atividades e, conforme a gravidade do incidente, a sua paralisação. 

Como mostramos, as sanções legais para o descumprimento da LGPD são rigorosas. Essa é justamente uma das principais vantagens de adequar os processos, ou seja, evitar graves prejuízos. Entretanto, elas não param por aí.

Confira mais alguns benefícios:
1Melhora no relacionamento com o cliente e relações mais transparentes

Quando uma organização se adequa à LGPD, o relacionamento com o cliente se torna mais transparente, o que contribui para uma boa experiência. Isso ocorre porque os usuários devem concordar com a captação e tratamento dos seus dados pessoais. Bem como as empresas devem deixar claro o objetivo da coleta das informações. Como consequência, se ganha maior credibilidade social e alcance positivo. 

Outro fator que contribui com uma maior satisfação do cliente é a redução de publicidade e anúncios não solicitados. Através de abordagens menos invasivas, as quais ocorrem somente com o consentimento do usuário, automaticamente seu interesse tende a aumentar. 

Ou seja, as empresas que adotarem essa mudança cultural com sucesso geram uma importante vantagem competitiva em relação àquelas que não se comprometem efetivamente. Isso acontece porque os os clientes sentem que sua liberdade e privacidade estão sendo respeitadas.

2Aumento da segurança jurídica para atuar através de dados pessoais

A entrada em vigor da LGPD coloca o Brasil na lista de países que possuem um ambiente seguro quanto ao tratamento de dados pessoais. Isso significa que a nova legislação otimiza a reputação do país em âmbito global, assim como permite que a aplicação extraterritorial seja realizada quando necessário. 

Na prática, as empresas brasileiras eventualmente podem coletar e tratar informações pessoais de cidadãos europeus sem complicações tanto para as mesmas quanto para os titulares dos dados. Nesse caso, há também um favorecimento em relação ao crescimento para mercados internacionais.

3Valorização do marketing e aumento de sua produtividade

Uma das características que fazem um marketing eficiente é a segmentação correta dos leads, ou potenciais clientes. Nesse aspecto, as diretrizes da LGPD trazem benefícios para as empresas, pois se elimina dados pessoais irrelevantes, na mesma medida em que se aumenta a qualidades das informações. 

Isso porque, nesse caso, tratam-se realmente de potenciais clientes a permitirem o acesso da empresa aos seus dados pessoais. Assim, a área pode direcionar as ações para aqueles usuários que realmente se interessaram pelos produtos e serviços, elevando a produtividade, a eficiência e os resultados de cada campanha. 

4Diferencial competitivo

Como citamos, a adequação as normas e procedimentos da LGPD gera diferencial competitivo para os negócios. O motivo é que, quando os clientes sabem que suas informações pessoais estão seguras, passam a ter mais confiança para realizarem compras, preencherem formulários e realizarem outras ações que façam parte dos objetivos de cada negócio.

Consequentemente, as vendas e a lucratividade aumentam, mesmo que a princípio seja necessário empregar esforços para as mudanças.

5Proteção à reputação da empresa

Quando uma organização cria métodos para a proteção dos dados de clientes, isso acaba por promover a segurança de sistemas e aplicações corporativos, seja contra falhas humanas ou ataques externos. Inclusive, os crimes cibernéticos estão se tornando cada vez mais sofisticados e robustos, na medida em que tecnologias mais inovadoras são desenvolvidas. 

Tudo isso contribui para que a imagem da empresa perante o mercado e a sociedade fiquem preservadas. Mais do que isso, a organização passa a ser reconhecida positivamente graças à sua preocupação com a segurança das informações internas e externas. 

6Transformação digital

Como sabemos, a transformação digital está ocorrendo de forma acelerada em organizações de todos os setores. Entretanto, para que as inovações tecnológicas realmente tragam bons resultados, é fundamental estruturar a cultura organizacional e uma série de processos, entre os quais estão a adequação à LGPD. 

Afinal, para que os sistemas dotados de recursos como inteligência artificial e machine learning tragam os dados que a empresa necessita, é necessário que sejam programados pelos times de modo seguro e assertivo. 

Como você pôde comprovar, é imprescindível realizar os processos necessários para estar de acordo com a LGPD e evitar sérios prejuízos. Além disso, viu que, muito mais do que um cenário desafiador, essa ação traz vantagens importantes para os negócios.

 

Como a Data Protection Brasil – DPO Brasil pode ajudar sua empresa?

A boa notícia é que é possível contar com empresas especializadas, as quais estão preparadas para promover a adequação das organizações. A Data Protection Brasil – DPO Brasil, consultoria referência homologada, também tem expertise em todos os processos relacionados à LGPD. 

Nós temos um programa de adequação completo para todos os tipos de negócios e já realizamos mais de 100 adequações.

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