BenefĂcios da LGPD
VocĂŞ sabe quais sĂŁo os benefĂcios de ter LGPD na sua empresa?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor e à partir de 1º de agosto de 2021 começam a valer as penalidades previstas na Lei 14.010/2020.
Contexto de aprovação da LGPD
Isso significa que as normas e diretrizes sobre a coleta, tratamento e demais processos relacionados a informações pessoais já estão valendo. Entretanto as penalidades sobre o descumprimento, somente vão valer a partir de agosto de 2021.
Quem fiscaliza as empresas brasileiras é Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão criado especificamente com essa finalidade. As penalidades e multas para o descumprimento da LGPD variam. Além disso, a cobrança pode ser diariamente ou de forma única.
As sansões serĂŁo bem rĂgidas, desde uma suspensĂŁo do uso de dados, atĂ© R$50 milhões por infração ou 2% do faturamento bruto.Â
Como mostramos, as sanções legais para o descumprimento da LGPD sĂŁo rigorosas. Essa Ă© justamente uma das principais vantagens de adequar os processos, ou seja, evitar graves prejuĂzos. Entretanto, elas nĂŁo param por aĂ.
Confira mais alguns benefĂcios:
Quando uma organização se adequa Ă LGPD, o relacionamento com o cliente se torna mais transparente, o que contribui para uma boa experiĂŞncia. Isso ocorre porque os usuários devem concordar com a captação e tratamento dos seus dados pessoais. Bem como as empresas devem deixar claro o objetivo da coleta das informações. Como consequĂŞncia, se ganha maior credibilidade social e alcance positivo.Â
Outro fator que contribui com uma maior satisfação do cliente Ă© a redução de publicidade e anĂşncios nĂŁo solicitados. AtravĂ©s de abordagens menos invasivas, as quais ocorrem somente com o consentimento do usuário, automaticamente seu interesse tende a aumentar.Â
Ou seja, as empresas que adotarem essa mudança cultural com sucesso geram uma importante vantagem competitiva em relação àquelas que não se comprometem efetivamente. Isso acontece porque os os clientes sentem que sua liberdade e privacidade estão sendo respeitadas.
A entrada em vigor da LGPD coloca o Brasil na lista de paĂses que possuem um ambiente seguro quanto ao tratamento de dados pessoais. Isso significa que a nova legislação otimiza a reputação do paĂs em âmbito global, assim como permite que a aplicação extraterritorial seja realizada quando necessário.Â
Na prática, as empresas brasileiras eventualmente podem coletar e tratar informações pessoais de cidadãos europeus sem complicações tanto para as mesmas quanto para os titulares dos dados. Nesse caso, há também um favorecimento em relação ao crescimento para mercados internacionais.
Uma das caracterĂsticas que fazem um marketing eficiente Ă© a segmentação correta dos leads, ou potenciais clientes. Nesse aspecto, as diretrizes da LGPD trazem benefĂcios para as empresas, pois se elimina dados pessoais irrelevantes, na mesma medida em que se aumenta a qualidades das informações.Â
Isso porque, nesse caso, tratam-se realmente de potenciais clientes a permitirem o acesso da empresa aos seus dados pessoais. Assim, a área pode direcionar as ações para aqueles usuários que realmente se interessaram pelos produtos e serviços, elevando a produtividade, a eficiĂŞncia e os resultados de cada campanha.Â
Como citamos, a adequação as normas e procedimentos da LGPD gera diferencial competitivo para os negócios. O motivo é que, quando os clientes sabem que suas informações pessoais estão seguras, passam a ter mais confiança para realizarem compras, preencherem formulários e realizarem outras ações que façam parte dos objetivos de cada negócio.
Consequentemente, as vendas e a lucratividade aumentam, mesmo que a princĂpio seja necessário empregar esforços para as mudanças.
Quando uma organização cria mĂ©todos para a proteção dos dados de clientes, isso acaba por promover a segurança de sistemas e aplicações corporativos, seja contra falhas humanas ou ataques externos. Inclusive, os crimes cibernĂ©ticos estĂŁo se tornando cada vez mais sofisticados e robustos, na medida em que tecnologias mais inovadoras sĂŁo desenvolvidas.Â
Tudo isso contribui para que a imagem da empresa perante o mercado e a sociedade fiquem preservadas. Mais do que isso, a organização passa a ser reconhecida positivamente graças Ă sua preocupação com a segurança das informações internas e externas.Â
Como sabemos, a transformação digital está ocorrendo de forma acelerada em organizações de todos os setores. Entretanto, para que as inovações tecnolĂłgicas realmente tragam bons resultados, Ă© fundamental estruturar a cultura organizacional e uma sĂ©rie de processos, entre os quais estĂŁo a adequação Ă LGPD.Â
Afinal, para que os sistemas dotados de recursos como inteligĂŞncia artificial e machine learning tragam os dados que a empresa necessita, Ă© necessário que sejam programados pelos times de modo seguro e assertivo.Â
Como vocĂŞ pĂ´de comprovar, Ă© imprescindĂvel realizar os processos necessários para estar de acordo com a LGPD e evitar sĂ©rios prejuĂzos. AlĂ©m disso, viu que, muito mais do que um cenário desafiador, essa ação traz vantagens importantes para os negĂłcios.
Como podemos ajudar sua empresa?
A Data Protection Brasil auxiliará sua empresa em todas as etapas do processo, desde o mapeamento das atividades de tratamento de dados de sua empresa, na revisão e adequação de seus contratos, na gestão do consentimento do cliente, na implementação das medidas de segurança, no desenho de uma estrutura de governança de tratamento de dados pessoais e, principalmente, atuando como Encarregado de Tratamento de Dados Pessoais (D.P.O) para sua empresa, atendendo às demandas dos titulares de dados e fazendo o relacionamento com a Autoridade Nacional.
Nós temos um programa de adequação completo para todos os tipos de negócios e já realizamos mais de 100 adequações.