O Vazamento de Mais de 560 Milhões de Dados da Ticketmaster e suas Possíveis Consequências
Recentemente o Procon notificou a Ticketmaster (intermediadora de ingressos de shows populares como Rock in Rio e Bruno Mars) para saber se o vazamento de dados de 560 milhões de clientes da empresa atingiu os consumidores brasileiros. O governo australiano investiga denúncias de que um grupo de hackers chamado ShinyHunters que assumem terem roubado os dados de milhões de clientes.
O Procon formalmente solicitou aos representantes da empresa no Brasil:
– Informações sobre como os dados dos consumidores são captados e permanecem armazenados nos servidores da empresa
– Quantos cadastros de brasileiros foram eventualmente atingidos
– Quais os procedimentos da Ticketmaster em relação à LGPD brasileira foram adotados
Dentre os dados roubados incluem nomes, endereços, números de telefone e detalhes parciais de cartões de crédito dos clientes da plataforma. Os criminosos oferecem essas informações por uma “venda única” de US$500 mil (o equivalente a R$2,6 milhões). O órgão de defesa do consumidor também pede informações sobre a política de tratamento de dados atual da empresa e seus planos e estrutura de resposta a incidentes, e o que será feito para mitigar danos e informar os consumidores brasileiros eventualmente atingidos.
Os ciberataques afetam cada vez mais pessoas/ empresas e geram consequências cada vez mais graves. Governos, empresas e consumidores não fazem o suficiente para se proteger ou para investir em mecanismos de segurança, como por exemplo a simples, porém efetiva autenticação de dois fatores (2FA), que exige que o usuário apresente duas comprovações diferentes antes de acessar um sistema ou uma conta.
Lembrando que a multa simples para quem descumprir a Lei Geral de Proteção de Dados é de até 2% do faturamento da empresa, sendo o limite máximo 50 milhões de reais, além claro de advertências, multas diárias e outras consequências que variam de caso a caso.
Se sua empresa quer evitar multas e estar preparada para lidar com questões relacionadas à segurança de dados, a Data Protection Brasil está pronta para oferecer todo o suporte, orientação jurídica e assistência especializada em conformidade com a LGPD. Não hesite em entrar em contato conosco para compreender como podemos auxiliá-lo. Mantenha-se sempre atualizado e bem-informado sobre as mais recentes mudanças e aos casos relacionados a LGPD.
Fonte: g1