Mesmo com a Nova Lei Geral de Proteção de Dados aprovada e sendo aplicada em diversos setores, ainda existe uma enorme fatia de empresas que desconhecem completamente sua existência.
Segundo uma pesquisa realizada pela ICTS Protiviti, ainda é alto o número de micro e pequenas empresas (MPEs) despreparadas para atender aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
No primeiro mapeamento que foi divulgado em Novembro de 2019, das 61 MPEs do total de 104 empresas pesquisadas, 44 ainda não haviam iniciado alguma ação para mapear dados pessoais sensíveis, que é uma das principais exigências da lei.
Na segunda versão do estudo, das 136 micro e pequenas empresas participantes de um universo total de 192 organizações respondentes, 101 delas não iniciaram o mapeamento. Ou seja, anteriormente, 72% não estavam enquadradas e, no atual, o percentual aumentou para 75%, segundo a ICTS Protiviti.
E não para por aí! Outro dado da pesquisa que tem chamado a atenção é o fato de 84% não terem ainda mapeado suas bases legais e 81% não capacitaram ainda seus colaboradores em relação às novas regras.
Ainda temos muito trabalho a ser feito. Será que os pequenos empresários estão se preparando?