Por: Fernanda Nishida
O estudo foi realizado pela Cisco, em 2022, através de questionários respondidos por 4.900 empresas, de todos os tamanhos, distribuídas por 27 regiões ao redor do mundo. A pesquisa afirma que a privacidade se tornou um importante componente da confiança dos consumidores. Pelo segundo ano consecutivo, 90% das pessoas que responderam ao questionário disseram que não comprariam de empresas que não protegessem corretamente os dados que têm acesso.
Das empresas que realizaram investimentos na proteção de dados, 60% disseram que sentiram melhora significativa nas seguintes áreas: redução de atraso nas vendas, mitigação de potenciais perdas, agilidade e inovação, eficiência operacional, maior atratividade e melhora na construção de confiança e lealdade entre consumidores. Os entrevistados foram questionados sobre os benefícios financeiros de seus investimentos na área e a média estimada foi de até 3%, sendo que as empresas de pequeno porte foram as que identificaram maior retorno.
Segundo a pesquisa, o Retorno sobre Investimento (ROI) continua alto pelo segundo ano seguido, com o aumento de benefícios, principalmente para empresas de pequeno a médio porte e maior ROI para empresas cujos programas de privacidade e proteção de dados pessoais sejam mais maduros. O estudo demonstra que, na média global, para cada US$ 1 investido por empresas em privacidade e proteção de dados pessoais, o retorno do investimento é de US$ 2,70. Os entrevistados estimam que o ROI obtido seja de 1,8 vezes o investimento realizado, em média.
A pesquisa ainda mostrou que o retorno pode ser ainda maior para as empresas que aliarem privacidade a segurança, em comparação a empresas que não se organizem dessa forma. De acordo com os profissionais de segurança de dados que responderam ao questionário, as áreas de maior responsabilidade são: proteção de dados e governança, identificação e resposta à ameaças e avaliação e gerenciamento de riscos.
A maioria das empresas reconhecem sua responsabilidade de tratar dados de forma ética, mas muitos consumidores ainda desejam maior transparência e estão preocupados com a utilização de dados, principalmente em relação ao uso de Inteligência Artificial e pela tomada de decisões de forma automatizada.
O processo de adequação da empresa às normas da LGPD traz inúmeros desafios e requer a criação de medidas direcionadas ao atendimento da legislação, prevenção de irregularidades e mitigação de riscos. Por esse motivo, a nossa recomendação é que a proteção de dados continue sendo uma prioridade nas empresas pois o investimento será certamente recompensado com a maximização dos benefícios operacionais, da lucratividade e da confiança de seus consumidores.
A Data Protection Brasil – DPO Brasil, tem as melhores soluções (T.I. / Jurídico / Estratégico) para adaptação do seu negócio à LGPD, além da segurança e suporte como “DPO as a Service“. Consulte-nos e saiba o que podemos fazer para deixar sua empresa mais segura e em conformidade com a LGPD.
Saiba mais sobre o que fazer para ficar em dia com a LGPD!
Entre em contato agora!
Ligue: (11) 3242-7298.
Fonte: Cisco 2022 Data Privacy Benchmark Study.